Uma situação-problema do cotidiano do professor de Educação Física é caracterizada pela constante reclamação dos meninos em relação à prática do futebol junto com as meninas. Eles dizem que "elas não sabem jogar" e elas dizem que eles "são brutos e sempre as machucam no jogo". Diante dessa questão, quando o professor vai ensinar o futebol, como ele deve orientar sua intervenção, tendo como referência os objetivos gerais da Educação Física no Ensino Fundamental, propostos nos PCN?
Oferecer às meninas oportunidades de práticas separadas dos meninos, de forma a manter a integridade física delas, entendendo que os meninos são mais fortes, têm maior habilidade e devem ter mais espaço para desenvolver- se no esporte na escola.
Discutir com os alunos sobre o caráter identitário do futebol na cultura brasileira, mostrando-lhes que a solução está na divisão das aulas por sexo, devendo as meninas participar de jogos menos violentos, de acordo com a sua natureza.
Incentivar o intercâmbio entre meninos e meninas, desde que as meninas se conformem em vivenciar experiências adequadas para o seu sexo, baseadas em suas características de fragilidade e passividade
Reconhecer que devem ser respeitados os modos diferentes de atuar de meninos e meninas, mantendo a separação dos mesmos nas aulas, como forma de resolver os conflitos pautados em estereótipos e preconceitos.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra discriminações que tenham como referência diferenças culturais, de classe social e de sexo, entre outras
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...