Um professor de educação física, que trabalha em uma escola pública onde não existe quadra esportiva, costuma ministrar aulas em um campo de terra. Em uma de suas turmas da 7.ª série, há um aluno portador de necessidades educativas especiais (PNEE) que, por causa de uma lesão medular, utiliza uma cadeira de rodas.
Considerando a situação hipotética acima e as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a opção correta.
Como a lesão do aluno não tem cura, para que ele possa freqüentar as aulas de educação física, é desnecessária orientação médica.
O professor deve, no primeiro semestre letivo, organizar jogos e atividades que possam ser realizados no pátio da escola, permitindo a participação ativa do aluno PNEE. No segundo semestre, deve voltar a usar o campo de terra, local preferido pelos demais alunos da turma, dispensando-se o aluno PNEE das aulas, devido às dificuldades de locomoção da cadeira de rodas nesse tipo de terreno.
O professor não tem como impedir a ocorrência de situações constrangedoras entre o aluno portador de necessidades especiais e os demais alunos, mas pode ajudá-los a se familiarizarem com as diferenças.
As aulas devem, necessariamente, ser estruturadas em função das necessidades específicas do aluno PNEE, de forma a garantir o seu pleno acesso às atividades escolares.
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