Considerando os fundamentos da abordagem desenvolvimentista da educação física, assinale a opção correta acerca do processo de aprendizagem e aquisição de habilidades motoras básicas e específicas.
O conceito de período crítico da aprendizagem refere-se à prontidão maturacional, quando o aluno reúne as condições mínimas para aprender determinadas habilidades. Segundo esse conceito, antes desse período, qualquer tentativa resulta em pouca ou nenhuma aprendizagem, da mesma forma que após esse período, a aprendizagem passa a ser muito mais difícil e até mesmo impossível.
Até os 7 anos de idade, o desenvolvimento motor da criança caracteriza-se pela aquisição de habilidades básicas, como andar, correr, saltar, arremessar, receber etc. As aulas de educação física devem, portanto, ser organizadas em torno de atividades que estimulem a interação entre esses padrões fundamentais para se formarem estruturas mais complexas.
A partir do 3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental (5.ª a 8.ª séries), de acordo com o princípio hierárquico do desenvolvimento das habilidades motoras (do simples para o complexo), as aulas de educação física devem estimular ao máximo a diversificação das habilidades básicas, sem se preocupar com o ensino das habilidades específicas.
A crítica ao conceito de especialização precoce, indica que é contra indicado se superestimular a criança, em qualquer fase do desenvolvimento motor, para que ela realize qualquer tipo de habilidade motora.
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