Durante muito tempo, a Educação Física Escolar pautouse pela avaliação performática, em que as valências físicas dos estudantes deveriam ter como referência a de atletas de alto rendimento. Atualmente, há um panorama diferente no tratamento dado à avaliação da disciplina, que visa abranger diversas dimensões pessoais que caracterizam o estudante. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, a avaliação da Educação Física na escola deve abranger as dimensões:
- A. cognitiva, motora e atitudinal, verifi cando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens corporal, escrita e falada
- B. cognitiva, motora e psicológica, verifi cando a capacidade de o aluno se relacionar com os demais estudantes em condições humanas e fraternas
- C. emocional, psicológica e atitudinal, pois a escola deve ser um espaço capaz de superar a sociedade individualista que se apresenta neste início de século
- D. psicológica, motora e atitudinal, verifi cando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal através das atividades práticas propostas pelo professor
- E. compreensiva, afetiva e motora, pois a escola deve fomentar a fraternidade entre os sujeitos, proporcionado ao estudante criticar o modelo de sociedade pautada no lucro e no consumo em que vivemos