Educação Física - Geral - CEC Concurso - 2012
Desde que a Educação Física foi inserida nas escolas brasileiras tentamos convencer as pessoas de sua importância. Com esta finalidade criamos argumentos e elaboramos propostas de trabalho, sempre acompanhando a conjuntura política e social vivida pelo país e pelo sistema educacional. Primeiramente, procuramos defender a melhoria da saúde e da raça. Depois enfatizamos sua capacidade de disciplinar as pessoas. A partir da década de 80, um processo intenso de reflexão sobre a área deu origem a uma crise acadêmico-conceitual. Esta crise gerou inúmeras críticas a todos os objetivos e propostas historicamente produzidos. Pesquisas realizadas comprovavam a existência de problemas na intervenção e preparação dos professores. Dentro da própria área, pesquisadores e professores percebiam que, da forma como estava, a Educação Física pouco contribuiria para a formação dos alunos.
Com relação ao papel da Educação Física na formação do indivíduo, pode-se destacar, EXCETO:
A Educação Física escolar, mais que algo que se possa fazer, deve ser entendida como a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano, que se pode compreender e aplicar e que acompanha o ser humano em todos os momentos em que houver a utilização intencional de movimentos.
Além dos conceitos, os valores específicos da Educação Física e as atitudes que se quer formar, também devem estar explícitas, passíveis de serem verificadas e avaliadas pelo professor e pelo aluno. Não basta proclamar o desenvolvimento integral, a formação para a cidadania, ou a socialização. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atitudinais específicos da área. Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano constituem a dimensão atitudinal a ser ensinada nas aulas de Educação Física.
O ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).
A Educação Física tem por objetivo a construção de um indivíduo dependente em relação à prática da atividade motora, incapaz de se enxergar no espaço e refletir sobre suas ações, proporcionando uma prática apenas para preencher grade horária e aparece restrita apenas ao ambiente escolar.
A Educação Física escolar é também responsável pelo desenvolvimento motor do aluno, sendo necessário que as crianças tenham oportunidade de praticar e aprender a utilizar seus movimentos de forma eficiente e controlada, o que pode trazer contribuições para a adoção de um estilo de vida ativo em sua vida adulta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...