As reflexões sobre o corpo e sua cultura podem explicar as posturas corporais e as evoluções desde o homem primitivo até o atual. Desde a descoberta do primeiro instrumento de trabalho do homem, considerado a mão, desde a postura bípede, das linguagens corporais, tudo pode se explicar através da diversidade dos movimentos e das necessidades do homem. Esta reflexão evolutiva pode ser trabalhada na Educação Física escolar através de expressões corporais como: "dança, jogos, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímicas, e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem historicamente criados e culturalmente desenvolvidos".(COLETIVO DE AUTORES, 1992). Porém, a Educação Física escolar não está sendo desenvolvida desta forma significativa com grande abordagem dos conteúdos. Estes estão resumidos à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, limitando a produção de conhecimento corporal e cultural do aluno. Qual foi a causa da mudança, desta relação de esporte e aula de Educação Física?
Sempre havia quem criticasse esta iniciação precoce ao jogo desportivo já que Educação Física era sinônima de esporte.
A Educação Física escolar foi confundida com o esporte de maneira equivocada entre as décadas de 60 e 70 atendendo a interesses políticos que visavam se beneficiar desta condição.
É que mudou-se a forma de ensinar o esporte dentro da escola.
Houve uma supervalorização na produção de conhecimento corporal e cultural do aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...