Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que
a gestualidade contida e econômica é apenas uma das muitas opções oferecidas ao mineiro recém-chegado.
a destreza do bom operário fora conseguida por treinamento fornecido pela empresa que o contratara.
o corpo aprende a gestualidade que é geneticamente determinada, independente das situações e oportunidades sócio-ambientais.
não esbanjar forças e saber distribuí-las adequadamente no espaço e no tempo são aprendizagens dependentes do local em que se está.
a economia gestual oferecida pela mineira mais experiente é uma forma de demonstração da sua superioridade hierárquica.
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