Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,
pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de atitudes menos econômicas para a situação treinada.
não interfere no desempenho das atividades cotidianas individuais e não tem maiores conseqüências cognitivas.
gera uma cadeia processual em que o aprendizado pela observação não é conseqüência inevitável.
transfere padrões do ambiente ao qual é adequado para outros, e pode tornar movimentos a priori desagradáveis, confortáveis.
induz à formação de maior liberdade gestual para a mesma situação, com escolhas em um rol de possibilidades acumuladas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...