Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Sistema Único de Saúde (SUS) - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Na história das políticas de saúde no Brasil, pode-se afirmar que:
I. Durante a Primeira República, foram estabelecidas as bases para a criação de um Sistema Nacional de Saúde, caracterizado pela concentração e pela verticalização das ações no governo central.
II. Entre 1964 e 1984 o governo implantou reformas institucionais que melhoraram a saúde pública e a medicina previdenciária, tais como a unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e a priorização das ações de saúde pública em detrimento das ações assistenciais mercantilistas.
III. Antes da criação do Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde desenvolvia quase que exclusivamente ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, como campanhas de vacinação e controle de endemias. A atuação do setor público na chamada assistência médico-hospitalar era prestada por intermédio do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, exclusivamente aos seus segurados e dependentes.
Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...