Captação de oxigênio de recuperação é um termo utilizado para designar a manutenção da ventilação, em níveis acima dos de repouso, que se observa após um período de execícios físicos intensos. Isso ocorre porque a temperatura corporal
- A. elevada, após o exercício, aumenta a velocidade das reações químicas em todo o corpo; o coração e os músculos, usados na respiração, ainda estão trabalhando mais do que no repouso; os processos de reparo dos tecidos estão ocorrendo mais aceleradamente.
- B. abaixa rapidamente após o exercício e é necessário evitar uma redução excessiva; o coração reduz drasticamente seu volume de ejeção e os músculos respiratórios trabalham para evitar uma baixa oxigenação; os processos de reparo dos tecidos estão ocorrendo mas lentamente.
- C. se mantém elevada após o exercício para evitar contraturas musculares; o coração e os músculos, usados na respiração, ainda estão trabalhando mais para impedir a fadiga central; os processos de reparo dos tecidos estão interrompidos.
- D. retorna rapidamente aos níveis de repouso; o fígado e os rins estão trabalhando mais do que no repouso para eliminar os metabólitos; os processos de reparo dos tecidos estão ocorrendo mais lentamente.
- E. elevada, após o exercício, aumenta a velocidade das reações químicas, o débito cardíaco cai drasticamente em função da fadiga central, reduzindo o trabalho do coração a níveis inferiores aos de repouso; os processos de reparo dos substratos metabólicos estão acorrendo mais aceleradamente.