Entre os estudiosos do lazer não existe um acordo sobre o seu conceito, podendo‐se distinguir duas grandes linhas. Assinale‐as.
- A. A que enfatiza o aspecto atitude, considerando o lazer como um estilo de vida, portanto, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto tempo, situando‐o como liberado do trabalho, ou como tempo livre de obrigações.
- B. A que enfatiza o aspecto tempo, considerando o lazer como um momento infinito em que o sujeito busca aproximar‐se de si mesmo; e a que privilegia o aspecto da fruição, situando‐o como uma ação voltada ao relaxamento e contemplação das coisas do mundo.
- C. A que enfatiza o aspecto cultural, considerando o lazer como momento de crescimento e formação do sujeito; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando‐o como uma atividade de descontração e avesso ao mundo do trabalho e das obrigações do dia a dia.
- D. A que enfatiza o aspecto ócio, considerando o lazer como um prazer em ficar consigo mesmo, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando‐o como uma atividade de alegria, contrário das atividades que o sujeito faz por obrigação.