Para ir além de ser apenas uma prática de atividade na Educação Física e alcançar o status de prática pedagógica na escola, duas questões didáticas se fazem fundamentais. São elas:
- A. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação da comunidade escolar.
- B. Estimular a criatividade no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação por parte dos professores e alunos.
- C. Desenvolver a autonomia dos envolvidos (professores e alunos) e oferecer a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se propõe e, por parte dos alunos, sobre o que se assimila.
- D. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola (professores e alunos) e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.
- E. Desenvolver a criatividade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.