Educação Física - Geral - - 0000
Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2009), em 1985 havia uma prevalência de 30 milhões de adultos com Diabetes Mellitus (DM) já em 1995, esse número atingiu 135 milhões de pessoas, em 2002, 175 milhões, e em 2030, há uma projeção de atingir 300 milhões de adultos acometidos com DM. O DM é caracterizado por um distúrbio metabólico, de origem multifatorial, apresentando excesso de glicose no sangue (hiperglicemia), resultado de defeito na ação da insulina (produzida pelas células beta, no pâncreas), na secreção de insulina e ou ambos. De forma geral, o DM pode ser classificado em tipo 1, resultado da destruição das células beta pancreáticas, ou tipo 2, no qual as células são resistentes à ação da insulina. Analise as afirmativas a seguir sobre a fisiopatologia do diabetes e do exercício físico e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O diabetes afeta o modo pelo qual o organismo humano utiliza glicose, e a atividade física aumenta o número ou a afinidade dos receptores de insulina das células insulinodependentes.
( ) Para o tratamento e controle do diabetes tipo 1, inclui-se a injeção diária de dose de insulina exógena, além de outras ações, como refeição planejada e prática regular de exercício físico.
( ) Dentre as principais causas que provocam ou facilitam o surgimento do diabetes, estão a hereditariedade, a obesidade e o sedentarismo.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...