Os esportes nas aulas do componente curricular Educação Física podem ser abordados de diversas maneiras. As diferenças ocorrem conforme a proposta curricular em que ele é desenvolvido. Dessa forma, na proposta
- A. crítico-superadora, o esporte tem que ser praticado conforme os códigos e significados da cultura capitalista, sendo as aulas centradas na aprendizagem do gesto técnico, caracterizando o esporte da escola em detrimento do esporte na escola.
- B. da pedagogia do esporte, centram-se esforços na aquisição das habilidades básicas da prática esportiva por meio da aprendizagem das partes (fundamentos) antes da aprendizagem do jogo em si e também dos valores fundamentais para o desenvolvimento da criança, do adolescente, do jovem, enfim de todos os segmentos da sociedade.
- C. ancorada nos Estudos Culturais a tematização do esporte permite a sua vivência e a análise das relações de poder que constituem os seus diversos significados, possibilitando a compreensão da cultura como campo de luta pela definição e controle da realidade, bem como a produção de novos significados culturais.
- D. crítico-emancipatória propõe-se a transformação didática do esporte, a fim de permitir aos educandos das classes populares que reconheçam e valorizem as práticas esportivas enquanto patrimônio cultural da cultura dominante e que possam mediante a sua aprendizagem estabelecer situações de justiça social.
- E. de inspiração construtivista piagetiana, o professor descreve as habilidades motoras a serem aprendidas e cabe ao aluno elaborar e experimentar meios diferentes de executá-las a fim de construir de forma autônoma a sua aprendizagem.