Sugestão de sequência de evoluções do jogo Passa 10 − pré-desportivo do Handebol.
A sugestão acima para o ensino do handebol encontra-se entre as diferentes abordagens para o ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). A sequência apresentada
- A. desenvolve nos praticantes uma disponibilidade motora e mental que transcende largamente a simples automatização de gestos e se centra na assimilação de regras de ação e princípios de gestão do espaço de jogo, bem como de formas de comunicação e contracomunicação entre os jogadores.
- B. reforça a crítica da aprendizagem mecanicista dos JDC, que tem frequentemente consistido em fazer adquirir aos praticantes sucessões de gestos técnicos, empregando-se muito tempo no ensino da técnica e muito pouco ou nenhum no ensino do jogo propriamente dito.
- C. privilegia a desmontagem dos gestos técnicos elementares, transferindo-os para as situações de jogo, que colocadas à margem dos requisitos táticos têm pouca relação com o jogo em si.
- D. está centrada na técnica individual, partindo do princípio que a soma de todos os desempenhos individuais provoca um apuro qualitativo da equipe e, também, que o gesto técnico aprendido de uma forma analítica possibilita uma aplicação eficaz nas situações de jogo.
- E. contraria a noção de que o jogo deve estar presente em todas as fases de ensino/aprendizagem dos JDC, pelo fato de ser, simultaneamente, o maior fator de motivação e o melhor indicador da evolução e das limitações que os praticantes vão revelando.