A. de Competição reúnem todas as modalidades competitivas. Ex.: Artística/Olímpica, Ginástica Rítmica, Acrobática, Feldenkrais, Trampolim Acrobático, Tumbling, Mini-Trampolim e Yoga.
B. Fisioterápicas são responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. Ex.: Reeducação Postural Global (RPG), Cinesioterapia, Isostretching, Laboral e Pilates.
C. de Demonstração caracterizam-se pela não competitividade tendo como função a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. São representantes deste grupo a Ginástica Geral, o Lian Gong e o Tai Chi.
D. de Conscientização Corporal reúnem novas propostas de abordagem do corpo também conhecidas por técnicas alternativas ou Ginásticas Suaves, e que foram introduzidas no Brasil a partir da década de 1970. A maioria destes trabalhos teve origem na busca da solução de problemas físicos e posturais. Ex.: Anti-ginástica, Eutonia, Bioenergética, Zumba e Hopping.
E. de Condicionamento Físico englobam todas as modalidades que têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo sem patologias e/ou do atleta. Ex.: Localizada, Aeróbica, Musculação, Step, e as demais criações do mundo fitness das academias de ginástica tais como, Power Yoga, Body Pumping, Kinect Combat, Afro Mix, Body System, Ethnoginástica etc. A Ginastrada é o evento maior dessa categoria.