O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que
- A. os alunos possam mapear os espaços de lazer disponíveis no entorno da escola, verificar suas condições de manutenção e elaborar atividades (campanhas e vivências) nos espaços públicos de lazer que envolvam a comunidade educativa.
- B. possibilitem a readequação dos espaços, do tempo de jogo ou no número de participantes, bem como dos modos de escolhas das equipes nas vivências práticas.
- C. minimizem a violência decorrente da competitividade, aplicando jogos cooperativos.
- D. promovam reflexões a respeito das decisões coletivas da turma referentes às regras do jogo vivido.
- E. envolvam a participação de todos os alunos na vivência de jogos populares e danças folclóricas.