O Material Pedagógico nas aulas de Educação Física pode variar conforme a criatividade do professor e dos alunos. São copos e recipientes de plástico, cordas, arcos, tampinhas de garrafa, pneus, bastões de madeira, bolas de meia, etc. que servirão para mediar os diferentes tipos de jogos, proposto por João Batista Freire. A respeito dos tipos de jogos, analise as assertivas a seguir.
I. Suponha que o professor estimule a imaginação das crianças sugerindo que simulem uma viagem à Lua, durante a aula de Educação Física: a primeira providência foi encontrar um foguete que os levasse até lá e isso foi resolvido com uma trave, ou um pedaço de pau, onde pudessem viajar. Esse fazer-de-conta é uma característica do jogo de regras.
II. O jogo, como o desenvolvimento infantil, evolui de um simples jogo de exercício, passando pelo jogo simbólico e o de construção até chegar ao jogo social.
III. O jogo de construção é o mais avançado nível de desenvolvimento motor da criança, pois nessa fase há regras e limites bem definidos, como o futebol.
IV. O jogo simbólico não teria limites funcionais, pois permite um espaço onde a criança, para viver sua fantasia, leva em conta a realidade. Durante o ato de imaginar, nada se interpõe à fantasia infantil, mas, durante a ação corporal que o acompanha, verifica-se uma busca de ajustamento ao mundo exterior.
V. O jogo de exercício observado em crianças que ainda não desenvolveram linguagem verbal é uma repetição de gestos aprendidos, em situações em que seu uso não é necessário, por puro prazer, como que para exercitar o gesto aprendido de modo a não desaprendê-lo.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e V.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, IV e V.
I, II, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...