Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Educar as massas populares significa conquistá-las para o processo de desenvolvimento nacional e para a participação crítica no mesmo. Os interesses nacionais correspondiam aos interesses de frações dominantes, embora, ambiguamente, percebamos interesses populares também embutidos nas perspectivas nacionalistas. O populismo arvorava-se a capacidade de intermediar tanto os interesses convergentes como os interesses opostos. Assim, conquistar a consciência crítica implica alcançar um nível de consciência que contribua para a hegemonia de uma moderna classe dominante e de um projeto de reformas de base. Paulo Freire defende que a conquista da criticidade não passa (ainda) pela questão dos conflitos entre as classes sociais e, assim, não significa a busca da consciência de classe para os subalternos. Não se trata de engendrar a consciência da situação histórica das classes trabalhadoras. A conscientização, como intermediação político-pedagógica, poderia atingir todas as classes e o diálogo deveria conduzir o entendimento geral para o desenvolvimento de todos, da Nação. Para Freire, a Pedagogia do oprimido é aquela ________________________.
pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por uma libertação, em que esta pedagogia se fará e se refará.
pedagogia da obscuridade que pode ajudar uma política elitizada de dominação, pois a conscientização significa abertura à compreensão das estruturas sociais como modos de dominação e violência que pode arruinar as estruturas sociais de dominação das elites.
pedagogia que conduza o sujeito a um processo de interiorização para domesticar e diminuir suas tensões no intuito de evitar choques entre classes.
pedagogia exercida pelas lideranças (especialmente, pelos educadores) com imposições, ou seja, essas lideranças devem considerar-se donos do saber a ser imposto aos oprimidos.
pedagogia que promova um convencimento dos oprimidos a se tornarem objetos de manipulação, resultando em um depósito feito pelos mais sábios, evitando a criticidade pelos oprimidos.
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