A respeito de noções de descarte de resíduos gerados em laboratório, assinale a alternativa que apresenta procedimento INADEQUADO para separação e destinação de resíduos de laboratório didático de Química.
- A. Armazenar todos os resíduos de uma mesma aula num único frasco, de forma que os resíduos sejam segregados por aula prática independente de suas compatibilidades químicas, caso contrário, haverá um consumo excessivo de frascos e rótulos, dificultando o seu armazenamento em depósitos.
- B. Realizar um levantamento dos reagentes e resíduos armazenados bem como dos resíduos gerados rotineiramente no laboratório.
- C. Levantar informações de segurança dos materiais, como toxicidade, reatividade, compatibilidade e procedimentos de segurança de acordo com as Fichas de Informações e Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), que estão disponíveis, por exemplo, no site do próprio fabricante do reagente.
- D. Estudar as possibilidades de substituição de substâncias perigosas nos experimentos, ou ainda, a minimização das substâncias problemáticas geradoras de resíduos perigosos.