De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes
atuam com uma comunicação e uma movimentação taticamente inteligente não só de cada jogador, mas do grupo como um todo, de modo a atingir o objetivo da modalidade.
agem autonomamente em relação à bola, movimentando-se taticamente pelo espaço, mesmo sem a posse da bola, antecipando jogadas e colocando-se em lugares estratégicos.
aglutinam-se em torno da bola, não utilizam adequadamente os espaços, movimentam-se somente em torno da bola e comunicam-se prioritariamente de forma verbal para solicitá-la.
movimentam-se taticamente pelo espaço, de forma inteligente, estruturada e eficaz para a obtenção da meta e aplicação de técnicas apuradas.
aglutinam-se temporariamente em torno da bola como uma tática para despistar a equipe adversária, atuando com uma comunicação inteligente e ocupando espaços diversos em lugares estratégicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...