As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.
A seleção de conteúdos para a abordagem psicomotora pressupõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.
Tanto a abordagem cognitiva quanto a psicomotora pressupõem que a seleção de conteúdos foque na busca do desenvolvimento integral do ser humano, mas o foco do trabalho acaba se restringindo a crianças de até 10/11 anos.
Uma das abordagens mais difundidas hoje, a desenvolvimentista, pressupõe que os conteúdos devem ser selecionados de forma a restringirem as ações nas características de progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento motor.
A abordagem da saúde renovada defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade dos seus conteúdos. Propõe que uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...