Os experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases:
- A. FASE DA FALA SOCIAL (até os 5 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (5 8 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 8 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
- B. FASE DA FALA SOCIAL (até os 3 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (3 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
- C. FASE DA FALA SOCIAL ( até os 2 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (2 5 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 5 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
- D. FASE DA FALA SOCIAL ( até os 4 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (4 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.