Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.
Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica.
A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.
A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais.
A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas.
O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...