Cada jogo deve ser ensinado separadamente devido às suas especificidades, uma vez que as habilidades e as compreensões táticas sendo únicas para cada jogo dificulta a transferência dessas habilidades e compreensões táticas de um jogo para outro.
O ensino dos jogos pela sua compreensão apresenta uma estrutura linear e hierárquica: na base situam-se as destrezas motoras a fim de que se facilite a compreensão do jogo e a transferência das aprendizagens do aluno para situações similares.
O professor deve propor atividades que estejam acima do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos para que, a partir dessa complexidade, possa exigir maior empenho e conhecimento tático.
O professor não deve modificar os jogos, como regras e equipamentos, porque sem modificá-los irá criar um ambiente desafiador e específico para a compreensão desses jogos.
Na aprendizagem de jogos com oposição, é importante favorecer a cooperação e a participação dos alunos e reduzir a competitividade e as comparações, minimizando assim o resultado e enfatizando o processo do jogo e as conquistas pessoais.
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