Para a educação física escolar, a função social do esporte pode ser vislumbrada a partir da sua contribuição para a promoção da saúde, da preparação esportiva de alto rendimento e da educação integral do aluno. Considerando as diferentes manifestações do esporte na educação física escolar, assinale a opção correta.
- A. O esporte de alto rendimento proporciona o exercício crítico da cidadania por meio da vivência de diferentes modalidades com propósitos de descontração, diversão, desenvolvimento pessoal e interação social.
- B. O esporte como educação integral possui um grande potencial de socialização, fortalece amizades, é autônomo, livre, sem a obrigação da participação ou do dever de cumprir metas e títulos.
- C. O esporte de alto rendimento enfatiza a maximização do desempenho, deixando de agir gradativamente na redução da complexidade dos movimentos por aumentar a habilidade e consequentemente o risco e a incerteza durante a prática.
- D. O esporte voltado à saúde está ligado exclusivamente ao exercício físico, incorporando o princípio da não exclusão devido ao aumento do sedentarismo entre as crianças e adolescentes.
- E. Considerando-se o esporte como educação integral, entende-se que a troca de vivências éticas e morais promovem relações socioafetivas de forma crítica e reflexiva e, na competição, sentimentos como a alegria e a tristeza.