O desenvolvimento da autonomia do aluno, em relação aos conhecimentos, é consequência da construção e do esforço propiciados em vivências concretas e significativas. Nesse contexto, para promover a autonomia dos alunos, as aulas de educação física escolar devem
- A. desenvolver, a partir do pensamento formal dos alunos, o exercício da ação, reflexão e redefinição da ação de acordo com as possibilidades de cada modalidade.
- B. oportunizar, a partir do diálogo, escolhas, definição de estratégias e resolução de conflitos que evitem o desequilíbrio cognitivo e a criação de regras em conjunto.
- C. promover a internalização dos conteúdos conceituais e a consciência para a tomada de decisões quanto ao ganhar ou perder, desenvolvendo as habilidades necessárias para assumir a responsabilidade por essas decisões.
- D. ser planejadas de modo a permitir a alternância de momentos em que os alunos fazem o que querem com momentos em que fazem o que o professor sugere em termos de conteúdos.
- E. valorizar, por meio dos trabalhos em grupo, as interações sociais, os conhecimentos prévios dos alunos, as discussões e a tomada de decisões.