A gestão na organização do serviço e processos de trabalho tem papel fundamental na construção dos modos de fazer saúde, voltados para a necessidade de saúde. No exercício desse papel e pautadas na articulação e integração, é inerente à prática gerencial em enfermagem, a dimensão
- A. de referência: ênfase nas organizações ou necessidades de saúde, implicando os determinantes da assistência de enfermagem prestada em modelos assistenciais de referência.
- B. política: diz respeito ao caráter de negociação, buscando o acordo voluntário e cooperação para coordenar os esforços e atingir os objetivos.
- C. comunicativa: implica tomar a gestão como atividade que contém e está contida na perspectiva emancipadora dos sujeitos sociais, atores no processo ou utilizando o serviço.
- D. do desenvolvimento da cidadania: articula o trabalho gerencial ao projeto que se tem a empreender, considerando aspectos econômicos, ideológicos e determinações corporativas.
- E. técnica: refere-se aos aspectos gerais e instrumentais, como o planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação, na gestão dos recursos.