Nos processos de gestão, podem ocorrer incertezas diante de algumas situações em que o enfermeiro gestor precisa tomar decisões. Para auxiliar no processo decisório foram desenvolvidos instrumentos que organizam as informações e direcionam a escolha, tais como,
- A. grade decisória: permite a visualização das alternativas disponíveis, diante da apresentação de vários critérios, embora impossibilite a comparação dos resultados de cada alternativa, em relação aos critérios estabelecidos.
- B. grade decisória: permite a visualização das alternativas disponíveis, diante da apresentação de vários critérios, embora impossibilite a comparação dos resultados de cada alternativa, em relação aos critérios estabelecidos.
- C. árvore decisória: está atrelada a resultados de diversos acontecimentos, mas não permite a comparação de custos, gastos, redução ou aumento no volume de procedimentos.
- D. tabela de consequências: é estruturada especificando, na primeira coluna, os objetivos propostos para solucionar o problema e nas demais, elencam-se as alternativas possíveis que atendem a determinado objetivo, demonstrando como as alternativas têm consequências diversas, facilitando a decisão por aquela considerada mais viável.
- E. modelo lógico: consiste em esquema ou quadro padronizado, predeterminado, com padrão fixo de modelo e variáveis, que mostra como as tecnologias de saúde funcionarão, embora pouco empregado para avaliar a eficácia, eficiência, custoefetividade, custo-produtividade da tecnologia, serviço ou programa.