Em reunião com os gestores do serviço, o enfermeiro enfatiza que a ação proativa do trabalhador reflete na melhoria da produtividade, das condições de trabalho e cumprimento da legislação sobre saúde, higiene e segurança do trabalho. Para potencializar a responsabilidade compartilhada entre trabalhadores e empregadores, cabe a ambos saber que
- A. os riscos ambientais considerados para efeito da Norma Regulamentadora que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são os físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, pois influenciam na produtividade.
- B. as exigências de saúde, higiene e segurança são necessárias à execução das tarefas e atividades, e contribuem como orientadores para estabelecer o comportamento seguro no ambiente de trabalho.
- C. a legislação brasileira relativa à saúde e segurança no trabalho, embora não tenha apresentado avanços ou atualizações nas duas últimas décadas, devem ser rigorosamente cumpridas, como preceitos legais oficialmente estabelecidos.
- D. os trabalhadores devem utilizar e conservar, corretamente, o EPI fornecido gratuitamente pelo empregador e na ausência ou insuficiência de EPI, todos os trabalhadores da empresa passarão a ter direito ao adicional de insalubridade, periculosidade e penosidade.
- E. o conhecimento e a percepção dos trabalhadores sobre o processo de trabalho e riscos ambientais devem ser considerados, como sugestões na fase inicial do planejamento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, pois nas demais fases de planejamento e execução, os trabalhadores não poderão mais participar.