Em uma unidade de saúde, após consultar uma criança que apresentava episódios de diarréia, sem sinais de desidratação, a enfermeira orientou a mãe sobre o tratamento, de acordo com as diretrizes do Programa AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância), do Ministério da Saúde.
Na situação apresentada, a criança foi tratada
em casa, com administração exclusiva de soro de reidratação oral tanto quanto a criança aceitasse e suspensão temporária do aleitamento materno para evitar que recusasse a TRO (terapia de reidratação oral).
em regime de observação na unidade de saúde, com oferta de líquidos diversos da preferência da criança, associados a soro de reidratação oral administrado a cada episódio de evacuação e suspensão do aleitamento materno.
em regime de observação na unidade de saúde, com hidratação por meio de infusão venosa, suspensão de qualquer alimento ou líquido por via oral até a diminuição dos episódios de diarréia e uso de medicamentos antiespasmódicos.
em regime de internação no Pronto Socorro, com hidratação por via endovenosa e líquidos por via oral, além do uso de medicamentos antiespasmódicos e suspensão do aleitamento materno.
em casa, com aumento da freqüência e duração das mamadas, administração de soro de reidratação oral, oferta de líquidos caseiros como sucos, caldos e chás, se aleitamento materno não exclusivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...