A ética que o enfermeiro pode utilizar no campo da enfermagem é descrita na literatura como teleológica (utilitarista), deontológica (formalista) e preventiva. Sobre o assunto, é correto afirmar:
A ética teleológica é a que se interessa pela aderência a princípios morais e religiosos, e o enfermeiro a utiliza para resolver questões científicas de seu trabalho.
A ética preventiva é aquela que utiliza estratégias que auxiliam o enfermeiro a tomar decisões éticas; essas estratégias devem prever a causa, a ação e a solução do dilema ético.
A ética deontológica se interessa pelas conseqüências da ação realizada pelo profissional de enfermagem sem considerar os meios e os fins de sua ação.
A ética utilitarista e a formalista são tipos de ética que ajudam o enfermeiro a resolver questões de dilemas éticos, pois as transforma em objeto de ética prescritiva
A ética pode ajudar o enfermeiro a resolver suas questões diárias de trabalho ao cuidar dos pacientes, considerando os princípios da bioestética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...