Segundo o Caderno de Atenção Básica à Saúde do Ministério de Saúde (Brasil, 2002), são atribuições:
I. Comuns a todos os membros da equipe de saúde da família: criar vínculo com o usuário e sua família, realizar visitas domiciliares, desenvolver processos de educação em saúde.
II. Específicas do profissional médico: incentivar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas, como de hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, entre outros; realizar consultas e procedimentos na unidade de saúde; avaliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva.
III. Específicas do profissional enfermeiro: executar ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida (criança, adolescente, mulher, adulto e idoso); executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizar ações de saúde na USF e no domicílio; organizar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas; supervisionar e coordenar ações para capacitação dos agentes comunitários de saúde e do auxiliar de enfermagem.
IV. Do profissional auxiliar de enfermagem: garantir o controle de infecção através da limpeza de materiais e equipamentos; realizar busca ativa de casos de tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico; realizar ações de educação em saúde aos grupos de patologias específicas e às famílias de risco.
V. Do agente comunitário de saúde: cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias em situações de risco, por meio de visita domiciliar; realizar busca ativa de casos de tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico; promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta.
Os itens I e V são verdadeiros.
Os itens I e V são falsos.
Os itens II, III e V são verdadeiros.
Os itens I, III e IV são falsos.
Os itens I, III e IV são verdadeiros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...