Uma gestante, 35 anos, procura atendimento numa Unidade Básica de Saúde, com queixa de tosse com expectoração há 03 semanas, febre vespertina e hemoptoicos. Realizou duas baciloscopias diretas do escarro com resultados positivos. A airmativa correta quanto à assistência a ser realizada pelo Enfermeiro a essa gestante é:
- A. Com apenas duas amostras positivas na baciloscopia direta do escarro não é possível conirmar a tuberculose, sendo necessária a realização da prova tuberculínia.
- B. Convocar para investigação somente os contatos da paciente (pessoas, parentes ou não, que coabitam com ela) sintomáticos respiratórios.
- C. O potencial de transmissão de tuberculose por essa paciente é baixo pois trata-se uma paciente não bacilífera.
- D. Oferecer testagem para o HIV com aconselhamento pré e pós teste além de encaminhamento ao pré-natal para investigação de outras doenças sexualmente transmissíveis, como síilis e hepatite B.
- E. Orientá-la quanto ao esquema de tratamento que será seguido e quanto à interrupção imediata sem necessidade de consulta médica em caso de intolerância gástrica até a melhora dos sintomas.