A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico da tuberculose pulmonar. Para que a coleta do material seja realizada da maneira correta, o paciente deve:
- A. Escarrar a secreção proveniente da faringe, não necessitando inspirar profundamente e nem reter o ar nos pulmões. A quantidade de material obtido não interfere na confirmação da presença do bacilo.
- B. Inspirar profundamente, retendo o ar nos pulmões por alguns instantes, em seguida tossir e escarrar diretamente no pote. Repetir esse procedimento por três vezes até atingir a quantidade necessária para o exame que é de 5 a 10 ml.
- C. Inspirar profundamente, retendo o ar nos pulmões por alguns instantes, em seguida tossir e escarrar diretamente no pote. Esse procedimento deve ser realizado apenas uma vez, independentemente da quantidade de amostra obtida.
- D. Inspirar levemente, não sendo necessário reter o ar nos pulmões, e em seguida tossir diretamente no pote, repetindo esse procedimento por cinco vezes até obter a quantidade necessária para a realização do exame que é de 3 a 5 ml.