Na Central de Material Esterilizado, cabe ao técnico de enfermagem:
- A. estabelecer rotinas para a manutenção preventiva dos equipamentos existentes no CME; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados, entre outras atribuições.
- B. prever os materiais necessários para prover as unidades consumidoras; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; preparar caixas cirúrgicas, entre outras atribuições.
- C. realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; fazer listagem e encaminhamento de artigos e instrumental cirúrgico para conserto, entre outras atribuições.
- D. realizar os testes necessários e emitir pareceres técnicos antes da aquisição de novos artigos e equipamentos; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados, entre outras atribuições.
- E. elaborar os relatórios mensais estatísticos, tanto de custo quanto de produtividade; receber e limpar os artigos; receber e preparar roupas limpas; preparar e esterilizar artigos e instrumentais cirúrgicos; guardar e distribuir todos os artigos esterilizados; realizar cuidados com artigos endoscópicos, entre outras atribuições.