A coleta, conservação, acondicionamento e transporte de amostras biológicas deve seguir alguns parâmetros.
Assim, os cuidados que devemos ter com o vômito são:
- A. coletar 2 g durante a fase aguda do doença, em frasco limpo, de boca larga, identificando adequadamente, e levá-lo imediatamente ao laboratório. Caso não possa transportá-lo imediatamente, colocá-lo no congelador.
- B. coletar 5 g durante a fase aguda da doença, em frasco estéril de boca larga, identificando adequadamente, e transportá-lo imediatamente ao laboratório. Caso não possa transportá-lo imediatamente, refrigerá-lo a 4°C
- C. coletar uma amostra do vômito em frasco esterilizado, identificando-o adequadamente, colocá-lo imediatamente no refrigerador a 6°C. O material deve ser transportado no máximo em duas horas.
- D. coletar o material em frasco limpo de boca larga, identificando-o adequadamente, colocá-lo no refrigerador para evitar o crescimento de bactérias e encaminhá-lo ao laboratório em 24 horas.
- E. coletar o material em frasco higienizado de boca larga, identificando-o adequadamente, encaminhá-lo ao laboratório nas primeiras horas. Caso não possa transportar nas primeiras horas, mantê-lo no refrigerador.