Em relação às precauções universais, bem como aos procedimentos que devem ser seguidos após exposição ocupacional ao material biológico potencialmente contaminado, é incorreto revelar-se que
- A. a exposição ocupacional ao HIV deve ser tratada como urgência médica, uma vez que a quimioprofilaxia deve ser iniciada o mais breve possível, idealmente até 72 horas após o acidente e no máximo 120 horas.
- B. para conhecimento do seu status sorológico, todo profissional de saúde deve realizar a pesquisa do antiHBs, após um a dois meses do término do esquema vacinal contra a hepatite B.
- C. os recipientes específicos para descarte de material perfurocortante não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total, e devem ser colocados sempre no local onde é realizado o procedimento.
- D. não existe nenhuma medida específica eficaz para a redução do risco de transmissão do vírus da hepatite C após exposição ocupacional.
- E. após exposição ocupacional ao material biológico, para profissionais não imunizados, o uso da vacina, associado à imunoglobulina hiperimune para hepatite B (IGHAHB), é uma medida que, comprovadamente, reduz o risco de infecção.