Sobre os procedimentos para a administração de vacinas, é incorreto afirmar-se que
- A. o músculo vasto lateral da coxa, devido à sua grande massa muscular, é o local recomendado para a administração simultânea de duas vacinas, principalmente em crianças menores de 2 anos de idade.
- B. na utilização da via subcutânea, a vacina é introduzida na hipoderme. O volume máximo a ser administrado por essa via é 1,5 mL. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba e rubéola e vacina febre amarela (atenuada).
- C. para a administração de vacinas, é sempre recomendada a assepsia da pele do usuário com água e sabão ou álcool a 70%.
- D. a administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá, quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação, tanto do imunobiológico, quanto do usuário.
- E. a vacina BCG e a vacina raiva humana, em esquema de pré-exposição, são administradas pela via intradérmica. O volume máximo a ser administrado por essa via é 0,5 mL.