Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As emergências clínicas são um enorme desafio, uma vez que necessitam de atendimento rápido e sistematizado que vise à estabilização inicial do paciente para posterior avaliação. Em relação às emergências neurológicas, assinale a opção correta.
A meningite, definida como processo inflamatório que acomete o parênquima nervoso e provoca febre, rebaixamento do nível de consciência e crises convulsivas, é a infecção do sistema nervoso central de maior prevalência no pronto-socorro.
Os sinais clássicos de uma paciente com síndrome de hipertensão intracraniana incluem a presença dos sinais de Kernig e Brudzinski e eventual dissociação pulso-temperatura.
Pacientes com cefaleia que apresentem história prévia de episódios semelhantes, sem alteração substancial, são considerados de alto risco para doenças potencialmente fatais, sendo-lhes recomendado submeterem-se rotineiramente a exames de neuroimagem.
Um dos procedimentos iniciais da avaliação de um paciente com suspeita de acidente vascular cerebral, consiste em verificar a glicemia capilar, uma vez que a hipoglicemia é um importante diagnóstico diferencial, sendo uma causa potencialmente reversível.
Após a estabilização inicial de um paciente com acidente vascular cerebral (AVC) e a exclusão de causas reversíveis imediatas, deve-se submetê-lo a uma tomografia computadorizada e repeti-la após 72 horas, uma vez que, nos casos de AVCs isquêmicos, observam-se alterações nesse exame na maior parte dos pacientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...