Com relação às complicações pós-operatórias, analise as alternativas e assinale a incorreta com relação aos cuidados de enfermagem.
- A. Os efeitos colaterais dos anestésicos e a diminuição do peristaltismo ocasionam distensão abdominal, acúmulo de líquidos e restos alimentares no trato digestório, em consequência, o cliente pode apresentar náuseas e vômito. Clientes sem sonda nasogástrica devem ser colocados em decúbito lateral ou com a cabeça lateralizada para facilitar a drenagem do vômito pela boca.
- B. Infecção urinária e a retenção urinária (bexigoma), são geralmente causadas por falhas na técnica de sondagem vesical e refluxo da urina. Deve-se realizar higiene íntima adequada do cliente, bem como técnica asséptica na passagem da sonda e sempre utilizar extensões, conectores e coletores esterilizados com sistema fechado de drenagem.
- C. A sonolência é uma característica muito frequente no cliente cirúrgico. Deve-se avaliar o nível de consciência, deve ser sempre verificado mediante alguns estímulos (perguntas, estímulo tátil), alterações podem indicar complicações graves como, por exemplo, hemorragia interna.
- D. Diminuição do peristaltismo provocada pelo efeito colateral do anestésico, imobilidade prolongada no leito, quadro inflamatório, exposição e manipulação do intestino durante as cirurgias abdominais e o medo da dor. Como resultado, ocorre retenção de fezes acompanhada ou não de dor, desconforto abdominal e flatulência. A equipe de enfermagem deve observar a presença de sinais de desidratação (alteração no turgor da pele e da PA e diminuição da diurese), manter a hidratação por via oral e, nos clientes impossibilitados de hidratar-se por via oral, umidificar os lábios e a boca, realizar higiene oral e manter hidratação endovenosa.