A crise hipertensiva caracteriza-se por uma elevação rápida, inapropriada, intensa e sintomática da pressão arterial, com ou sem risco de deterioração rápida dos órgãos-alvo (coração, cérebro, rins e artérias), que pode conduzir a um risco imediato ou potencial de vida. Acerca da crise hipertensiva, assinale a alternativa correta.
- A. A pressão arterial diastólica geralmente apresenta-se <100 mmHg nas crises hipertensivas.
- B. A crise hipertensiva é considerada uma urgência quando apresenta risco eminente de vida ou deterioração rápida de órgãos-alvo (coração, rins, retina, cérebro). Requer redução imediata da PA.
- C. A crise hipertensiva é considerada uma emergência quando apresenta risco de vida em potencial e risco menor de deterioração de órgãos-alvo. Redução mais lenta da PA (em até 24 horas).
- D. Pseudocrise é caracterizado quando há a elevação transitória da PA em eventos emocionais, dolorosos ou desconfortáveis, como enxaqueca, tonturas rotatórias, dores músculo-esqueléticas, pós-operatório imediato e síndrome do pânico.
- E. A furosemida ainda é empregada para tratamento de emergências e urgências hipertensivas, mas não deve ser usada na concomitância de edema agudo de pulmão.