Na determinação de cobre em uma amostra, utilizou-se a potenciometria com um sistema que consiste em um eletrodo de referência de calomelano e um eletrodo de trabalho que detecta a mudança na atividade dos íons Cu2+ na solução. Verificou-se que a matriz da amostra causou a diminuição significativa de sinal analítico do cobre em relação ao observado na medição em um padrão aquoso de calibração de mesma concentração. Propõem-se três estratégias para realizar essa determinação com exatidão:
I - Interpolar o sinal do analito medido diretamente na amostra, numa curva de calibração feita com padrões aquosos de Cu2+.
II - Extrair totalmente os íons Cu2+ em coluna de troca iônica e, depois, eluir todo o analito em meio aquoso para separá-lo dos componentes da matriz e usar interpolação do sinal do analito numa curva de calibração com padrões aquosos de Cu2+.
III - Separar o íon Cu2+ em clorofórmio (extração líquidolíquido) e interpolar o sinal analítico numa curva de calibração feita com padrões de Cu2+ preparados em clorofórmio.
Proporcionariam um resultado exato APENAS as estratégias propostas em
I
II
III
I e II
II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...