A realização de um exame físico completo no cotidiano da prática assistencial do(a) enfermeiro(a), independentemente dos níveis de complexidade, é fundamental para a realização do planejamento de enfermagem, bem como para evidenciar claramente as diferentes manifestações clínicas eventualmente apresentadas pelo paciente.
Considerando os aspectos de semiologia e semiotécnica aplicados à enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. São quatro os focos de ausculta cardíaca, mitral, tricúspide, aórtico e pulmonar, sendo que o foco pulmonar se localiza no segundo espaço intercostal à esquerda junto ao esterno.
- B. No exame de percussão torácica, a manifestação de hipersonoridade se dá devido ao aumento de ar nos pulmões ou no espaço pleural, comum em paciente com pneumotórax ou enfisema pulmonar.
- C. Paciente com diagnóstico de Guillain-Barré, ao exame físico, apresenta fraqueza muscular descendente, acompanhada inicialmente de parestesias e disfagia imediata.
- D. o exame de ausculta abdominal deve preceder à palpação e percussão, sendo que em casos de peritonite generalizada os movimentos peristálticos estão abolidos.