A. A Revolução Neri iniciada na Inglaterra em 1860 determinou o início de uma nova etapa na enfermagem mundial, representando o marco do movimento de secularização da enfermagem. Idealizada por Ana Néri, a institucionalização da enfermagem na Inglaterra vitoriana no século XIX, não se atém somente à pessoa de Neri, mas decorre de suas ideias, de seus ideais e das suas propostas de trabalho, bem como das obras que ela realizou ao longo de seus 50 anos de vida.
B. A primeira iniciativa de profissionalização da enfermagem ocorreu em 1890, com a criação, no Rio de Janeiro, da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Hospício Nacional de Alienados, atual Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Essa Escola, criada anexa ao hospital, denominado Hospício Pedro II, dirigido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, surgiu para atender à crise de pessoal daquele momento, e com objetivos direcionados, principalmente, para a psiquiatria. A partir de 1914, a Cruz Vermelha Brasileira começa a oferecer curso de pequena duração para voluntárias, com a finalidade de preparar senhoras e moças da sociedade que desejavam servir o País tanto em tempo de guerra como em tempo de paz.
C. A Reforma Carlos Chagas com criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, institucionalizou, de forma definitiva, as práticas sanitárias, tornando possível a ascendência política do círculo intelectual médicosanitário e permitindo a entrada de uma nova geração de jovens sanitaristas no interior do aparelho de Estado, favorecendo mudanças nas políticas de saúde e de educação do País.
D. Em 1923, começa a funcionar a Escola de Enfermeiros dos Departamentos Nacionais de Saúde Pública, posteriormente, denominada de Escola de Enfermagem Ana Néri. Assim, tem início no Brasil, a formação de enfermeiras de acordo com o sistema Nightingale de ensino, com alterações e adaptações ocorridas nos Estados Unidos.