A assistência de enfermagem ao paciente portador de doença crônica, em Unidade Ambulatorial ou Hospital dia, é uma atividade desaiadora que requer do proissional um conjunto de atividades que antecedem a realização do tratamento especíico prescrito, além de orientações para a alta do paciente e família. Muitos são os benefícios alcançados com esta prática, como: minimizar os estressores da hospitalização, reduzir as chances de infecção, reduzir os custos, entre outros. Neste contexto, a atuação do Enfermeiro deverá incluir as atividades/atitudes abaixo, EXCETO
- A. agendar o procedimento com a inalidade de assegurar que o serviço tenha condições estruturais para o atendimento, incluindo equipamentos, materiais, recursos humanos.
- B. avaliar a necessidade de solicitar a presença do médico durante infusões de medicamentos que representem risco para o paciente, uma vez que a equipe de enfermagem está adequadamente preparada para as possíveis intercorrências.
- C. acolher o paciente e seu familiar de forma empática, registrando sua admissão, encaminhando para a avaliação médica e setor de atendimento.
- D. orientar sobre o procedimento a ser realizado, possibilidades de complicações e medidas que poderão ser tomadas a partir desses eventos.
- E. assegurar que o responsável tenha suas dúvidas esclarecidas antes da alta, com prescrições médicas e orientações por escrito da enfermagem.