A hipotermia é um dos agravos mais frequentes nos recém-nascidos prematuros. Dentre as medidas utilizadas para a manutenção do controle térmico em recém-nascidos menores que 28 semanas, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, em conjunto com a Academia Americana de Pediatria, recomenda as seguintes medidas:
- A. O RN deve ser colocado dentro de saco plástico de polietileno (30 x 50cm), envolvendo todo o corpo até a altura do pescoço, imediatamente após ser colocado sob fonte de calor radiante, sem ser secado e antes de serem iniciados os procedimentos de reanimação.
- B. O RN deve ser colocado dentro de saco plástico de polietileno (30 x 50cm), envolvendo todo o corpo até a altura do pescoço, imediatamente após ser colocado sob fonte de calor radiante, sem ser secado e após serem iniciados os procedimentos de reanimação.
- C. O RN deve ser colocado dentro de saco plástico de polietileno (30 x 50cm), envolvendo todo o corpo até a altura do pescoço, antes ser colocado sob fonte de calor radiante, após a secagem e antes de serem iniciados os procedimentos de reanimação.
- D. O RN deve ser colocado dentro de saco plástico de poliuretano (30 x 50cm), envolvendo todo o corpo até a altura do tórax, imediatamente após ser colocado sob fonte de calor radiante, sem ser secado e antes de serem iniciados os procedimentos de reanimaçã
- E. O RN deve ser colocado dentro de saco plástico de polietileno (30 x 50cm), envolvendo todo o corpo até a altura do abdômen, imediatamente antes ser colocado sob fonte de calor radiante sem ser secado e antes de serem iniciados os procedimentos de reanimação.