Recém nascido, ilho de MCS, com 30 minutos de vida, pesando 1450g e idade gestacional (método Ballard) de 32 semanas, foi admitido na unidade de terapia intensiva neonatal e colocado em incubadora aquecida e regulada em zona térmica neutra. O enfermeiro, ao ajustar a temperatura da incubadora, em zona de termoneutralidade, pretende:
- A. manter a faixa de temperatura ambiental na qual a taxa metabólica é mínima, e a temperatura corporal é mantida sem alteração na produção ou perda de calor, levando-se em consideração o peso, a idade gestacional e a pós-natal.
- B. manter a faixa de temperatura ambiental em que não ocorre gasto energético do recémnascido, e a temperatura corporal é mantida sem alteração em relação à temperatura ambiental, considerando o peso e a idade gestacional.
- C. manter a faixa de temperatura da incubadora na qual a taxa metabólica é mínima, e a temperatura corporal é mantida sem alteração na produção de calor, considerando o peso, o índice de Apgar e a idade gestacional.
- D. manter a faixa de temperatura corporal na qual a taxa metabólica é intermediária, e a temperatura ambiental é mantida sem alteração na produção de calor, considerando o índice de Apgar, a idade gestacional e a pós-natal.
- E. manter a faixa de temperatura da incubadora na qual a taxa metabólica é intermediária, e a temperatura ambiental é mantida sem alteração na perda de calor, independente do peso e da idade gestacional.