A enfermeira Elena está acompanhando a evolução do recém-nascido, ilho de CRC, internado na enfermaria canguru, que iniciou a sucção ao seio materno há dois dias. Após dialogar com a mãe ela avalia a amamentação utilizando o formulário para observação das mamadas proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerando os parâmetros utilizados para a observação da mamadas, segundo a OMS, assinale a alternativa que corresponde aos sinais de que a amamentação vai bem
- A. Mãe relaxada; sinais de vínculo mãe-bebê; bebê procura o peito se com fome; mama apoiada com o dedo longe do mamilo; cabeça e tronco do bebê alinhados; nádegas apoiadas; mais aréola visível abaixo da boca do bebê; lábio inferior voltado para fora; boca do bebê bem aberta; o queixo do bebê toca a mama; sugadas rápidas e profundas entremeadas de pausas; bochecha encovada durante a mamada; bebê solta o peito quando termina a mamada; mãe apresenta sinais do relexo da ocitocina.
- B. Mãe relaxada; sinais de vínculo mãe-bebê; bebê procura o peito se com fome; mama apoiada com o dedo longe do mamilo; cabeça e tronco do bebê alinhados; nádegas apoiadas; mais aréola visível acima da boca do bebê; lábio inferior voltado para fora; boca do bebê bem aberta; o queixo do bebê toca a mama; sugadas lentas e profundas e audíveis entremeadas de pausas; bochecha redonda durante a mamada; mãe retira o bebê do peito quando termina a mamada; mãe apresenta sinais do relexo da ocitocina.
- C. Mãe relaxada; sinais de vínculo mãe-bebê; bebê procura o peito se com fome; mama apoiada com o dedo longe do mamilo; cabeça e tronco do bebê alinhados; nádegas apoiadas; mais aréola visível abaixo da boca do bebê; lábio superior voltado para fora; boca do bebê bem aberta; o queixo do bebê toca a mama; sugadas rápidas e profundas e audíveis entremeadas de pausas; bochecha redonda durante a mamada; bebê solta o peito quando termina a mamada; mãe não apresenta sinais do relexo da ocitocina.
- D. Mãe relaxada; sinais de vínculo mãe-bebê; bebê procura o peito se com fome; mama apoiada com o dedo próximo do mamilo; cabeça e tronco do bebê alinhados; nádegas apoiadas; mais aréola visível acima da boca do bebê; lábio inferior voltado para fora; boca do bebê bem aberta; o queixo do bebê toca a mama; sugadas lentas e profundas entremeadas de pausas; bochecha redonda durante a mamada; bebê solta o peito quando termina a mamada; mãe apresenta sinais do relexo da ocitocina.
- E. Mãe relaxada; sinais de vínculo mãe-bebê; bebê procura o peito se com fome; mama apoiada com o dedo longe do mamilo; cabeça e tronco do bebê alinhados; nádegas apoiadas; mais aréola visível acima da boca do bebê; lábio inferior voltado para fora; boca do bebê bem aberta; o queixo do bebê toca a mama; sugadas lentas e profundas entremeadas de pausas; bochecha redonda durante a mamada; bebê solta o peito quando termina a mamada; mãe apresenta sinais do relexo da ocitocina.