A coleta do material do colo do útero para exame colpocitopatológico deve ser realizada a partir de uma amostra da ectocérvice. Quanto a sua interpretação e conduta frente ao resultado, assinale a alternativa correta.
- A. Citologia normal ou citologia inflamatória: oriente a usuária a realizar o controle a cada 3 meses.
- B. Citologia com NIC III (neoplasia intraepitelial cervical), displasia leve: as alterações de diferenciação celular se limitam ao terço do epitélio de revestimento da cérvice, sendo praticamente unânime a presença do efeito citopático compatível com o vírus do papiloma vírus humano (HPV). Em casos de NIC III, deverá ser repetida citologia após seis meses.
- C. NIC I, displasia moderada e displasia intensa ou carcinoma in situ, respectivamente: atualmente, essas lesões são colocadas no mesmo patamar biológico e são chamadas de lesões de alto grau. Alterações como essas devem ser encaminhadas ao Centro de Referência em Saúde da Mulher.
- D. Citologia inflamatória: trata-se de células escamosas com grande variação de forma e alterações celulares. Necessita de comprovação histopatológica.
- E. Adenocarcinoma in situ ou invasivo: representa alterações celulares, mas detectadas nas células glandulares do colo do útero.